O Laudo Técnico de Engenharia é um documento técnico elaborado sob a responsabilidade e exclusiva competência de engenheiros e arquitetos legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA, e de Arquitetura e Urbanismo – CAU. no qual são relatadas constatações, análises e conclusões de perícias, exames, vistorias e avaliações.
A inspeção predial caracteriza-se como uma vistoria para avaliar os estados de conformidade de uma edificação, onde será rotulado o desempenho, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, exposição ambiental, utilização e operação visando orientar os usuários quanto à necessidade de melhorias dos elementos construtivos.
As anomalias ou falhas constatadas no edifício faz escopo da inspeção predial que o classifica de acordo com o grau de risco apresentado, fornecendo ao usuário uma análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação. Esta analise possibilita um planejamento de todos os gastos, a racionalização dos serviços a serem realizados e uma ordem cronológica em que estes serviços deverão ser executados. (NEVES,2009).
É um instrumento que busca cadastrar as condições físicas dos imóveis localizados no entorno de uma obra, possibilitando posterior comparação dos mesmos.
Facilita a indenização em caso de sinistro, a correção das patologias anteriormente inexistentes ou a constatação de pré-existência de patologias não indenizáveis.
Instrumento destinado ao Incorporador que tem por objetivo formalizar a entrega da obra junto ao Construtor, mediante a verificação das condições construtivas do imóvel, analisando a sua conformidade técnica com projetos, memoriais e demais documentos.
Instrumento destinado à defesa do proprietário de um imóvel que tem por interesse verificar as condições construtivas de um empreendimento na data de seu recebimento, analisando a conformidade técnica com projetos, memoriais e demais documentos.
Atividade técnica realizada com o propósito de averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.
De acordo com o novo CPC/2015 no art. 156, o juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, a qual se dá por perícia judicial.
O perito é individuo de confiança do juiz, sendo até denominado de “olhos e os ouvidos do juiz”, figurando como auxiliar da justiça [...], deve reunir os conhecimentos técnicos e científicos [...]. É justamente por isso que o perito judicial deve ter conduta incorrupta, ética com a verdade técnica, além de expertise no assunto que irá tratar em sua perícia, pois tem a função de apresentar ao juiz, de forma clara e precisa, sua análise técnica para solver as dúvidas e divergências existentes no litígio em curso. Vendrame (1997), apud Veronesi (2004).
Utilizado como instrumento de prova judicial, pode ser indicado pelas partes envolvidas no processo, devendo o profissional ser possuidor de conhecimento técnico ou científico.
Nossos serviços englobam a confecção do parecer técnico, o auxílio ao advogado na elaboração dos quesitos para fins de direcionamento do trabalho pericial, bem como o pedido de esclarecimentos, o acompanhamento dos trabalhos periciais e o fornecimento de informações técnicas ao perito do Juízo.
A Avaliação de Imóveis têm, sob o ponto de vista panorâmico, a função de sustentar negócios, ou seja, transações entre os diversos agentes econômicos. Seja uma avaliação realizada para subsidiar uma operação de venda e compra entre particulares ou entre empresas, seja para escorar demonstrações financeiras de uma empresa de capital aberto ou para auxiliar a um juízo arbitral ou ao próprio Poder Judiciário em uma demanda qualquer, em última análise, ela estará dando suporte técnico, direta ou indiretamente, a uma transação. E esse suporte somente poderá ser considerado adequado quando atender plenamente aos requisitos de governança, apresentar o tipo de valor adequado à transação e a diversidade de bens que pode ser objeto de avaliação, sendo que as mesmas devem ser realizadas de acordo com a norma NBR-14.653 (Avaliação de Bens) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Elaboração de projetos:
- Arquitetônico
- Estrutural
- Hidrossanitário
- Elétrico
- Usucapião
- Georreferenciamento
- Planimétrico
- Planialtimétrico